Dúvidas

O que é BRONCOSCOPIA e para que serve?

A broncoscopia é um exame que permite a visualização da laringe, traquéia, brônquios e a coleta de secreções e tecidos da mucosa brônquica. Consiste na introdução pelo nariz de um tubo (broncoscópio) que atinge a árvore brônquica e que leva, na sua extremidade, uma câmera que permite visualizar o interior da traquéia e dos brônquios, bem como dispositivos para retirar amostras de tecidos para biópsias e secreções para exames.

Esse exame auxilia no diagnóstico preciso de diversas patologias (infecções pulmonares, corpo estranho, tumores, estenoses…), além de coletar amostras (lavado broncoalveolar e/ou biópsia da mucosa brônquica) diretamente do interior dos pulmões.

A broncoscopia é indicada para complementar o diagnóstico quando há suspeita de câncer brônquico ou pulmonar, mas também pode ser utilizada em outras ocasiões, tais como dispnéia (falta de ar) sem causa aparente, hemoptise (eliminação de sangue ao tossir), inalação de corpo estranho, estenose (estreitamento) das vias aéreas e em alguns casos de infecções pulmonares, incluindo pneumonias e tuberculose.

Além da visualização direta de grande parte da árvore respiratória, o broncoscópio permite fazer lavagem broncoalveolar, um procedimento usado para obter amostras das vias aéreas menores, as quais o broncoscópio não alcança, permitindo o exame de células e bactérias do interior da árvore respiratória e contribuindo para diagnosticar alguns tumores ou infecções. O aparelho também permite a realização de biópsia brônquica, extraindo um fragmento de tecido suspeito.

O que é LARINGOSCOPIA e para que serve?

A laringoscopia é um exame que auxilia no diagnóstico de lesões orgânicas ou funcionais da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe, laringe e das cordas vocais.

É realizado por meio de um aparelho endoscópico chamado laringoscópio. Há dois tipos de aparelhos para laringoscopia: um aparelho rígido, que normalmente é introduzido pela boca, e um aparelho que consiste de um fino tubo flexível de fibras óticas, que é introduzido através do nariz (nasolaringoscopia), ambos portando em sua extremidade uma minicâmera que permite ao médico visualizar, por via direta ou através de um monitor de vídeo, o interior das vias aéreas superiores. No caso de visualização em vídeo, o exame recebe o nome de vídeo-laringoscopia ou vídeo-nasolaringoscopia.

A laringoscopia está indicada quando há:

-Tosse crônica ou com sangue.

-Rouquidão ou disfonia por um longo período de tempo.

-Dificuldade ou dor para engolir.

-Pacientes com antecedentes familiares de câncer de cabeça e pescoço.

-Tabagistas crônicos.

-Sensação comum e desconfortável de um caroço na garganta (globus faríngeo).

-Refluxo gastroesofágico.

-Aftas frequentes.

O que é TORACOCENTESE (Biópsia Pleural + Drenagem de Derrame Pleural) e para que serve?

Toracocentese é a punção da parede torácica para a aspiração de líquido pleural. É utilizada para determinar a etiologia de derrame pleural (toracocentese diagnóstica) e aliviar a dispneia causada por líquido pleural (toracocentese terapêutica).


Realiza-se a biópsia pleural para determinar a causa subjacente de derrame pleural exsudativo/transudativo/neoplásico quando as toracocenteses repetidas não são diagnosticados.

ESPIROMETRIA

O que é? Para que serve?

Este exame também é chamado como Prova de Função Pulmonar e tem como finalidade medir o fluxo de ar tanto na inspiração, quanto na expiração. É um exame de fácil realização que auxilia no diagnóstico de diversas doençasrespiratórias, principalmente a asma.

Como é feito o exame?

O exame é feito através de um aparelho chamado espirômetro que é ligado à um computador. Primeiro é solicitado ao paciente que respire normalmente. Após essa etapa o paciente deve inspirar até atingir o máximo de ar que ele conseguir e em seguida realizar o sopro com máximo de força. Dependendo da indicação, o exame é realizado com prova broncodilatadora, que será observado se houve melhora ou não do padrão respiratório.

Quando deve ser realizado?

-Investigação e controle de asma

-Investigação de enfisema pulmonar

-DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica)

-Bronquite crônica

-Investigação de infiltrado pulmonar

Fisioterapia Respiratória

O que é?

É a especialidade da fisioterapia que estuda, previne e recupera funcionalmente os pacientes portadores de doenças que afetam não só os pulmões, mas todo o sistema respiratório, afim de melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

Para que serve?

A fisioterapia respiratória, também chamada de pneumofuncional, através de métodos terapêuticos, desempenha um papel importante no tratamento e prevenção das doenças respiratórias.

As técnicas fisioterapêuticas variam de acordo com a doença, o quadro clínico, a idade e o nível de compreensão do paciente.

A reabilitação destes pacientes levará a uma melhora do músculo esquelético (diafragma), do metabolismo muscular e diferença arteriovenosa.

A fisioterapia respiratória pode atuar tanto na prevenção quanto no tratamento das pneumopatias, utilizando-se de diversas técnicas e procedimentos terapêuticos tanto em nível ambulatorial, hospitalar ou de terapia intensiva. Tem o objetivo de estabelecer ou restabelecer um padrão respiratório funcional, no intuito de reduzir os gastos energéticos durante a respiração, capacitando o indivíduo a realizar as mais diferentes atividades de rotina sem causar  grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo.

Para que isso ocorra é necessário melhorar a ventilação e prevenir ou eliminar o acúmulo de secreções, favorecendo assim as trocas gasosas, além de manter ou melhorar a mobilidade da caixa torácica.

É importante lembrar que para se atingir resultados satisfatórios, faz-se necessário um amplo estudo do quadro patológico apresentado pelo paciente, além de uma criteriosa avaliação das condições clínicas desse indivíduo e do traçado de um plano de tratamento condizente com suas necessidades atuais.

WhatsApp
Gostaria de marcar uma consulta